O Santos voltou a decepcionar sua torcida na noite desta segunda-feira (13) ao empatar por 1 a 1 com o Ceará, no Allianz Parque, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com mais uma atuação pouco convincente, o Peixe perdeu a chance de se reabilitar na competição e segue em situação preocupante: ocupa a penúltima colocação da tabela, com apenas 2 pontos em cinco jogos.
Diante de um público modesto, o time comandado por Fábio Carille teve mais posse de bola, mas novamente pecou na criação ofensiva e nas finalizações. O Ceará, por sua vez, soube explorar os espaços deixados pela defesa santista e chegou a abrir o placar no primeiro tempo. O empate do Santos veio apenas na etapa final, em jogada de bola parada.
Primeiro tempo de poucas emoções
Apesar de jogar como mandante, o Santos mostrou nervosismo desde os minutos iniciais. O time até tentava controlar as ações, mas esbarrava em muitos erros de passe e falta de objetividade no ataque. O Ceará, bem postado defensivamente, esperava o erro adversário para contra-atacar.
Aos 32 minutos, o castigo veio. Em rápido contra-ataque puxado por Erick Pulga, a bola chegou a Facundo Castro, que bateu cruzado e venceu o goleiro João Paulo: 1 a 0 para o Vozão. O gol abalou ainda mais a equipe santista, que terminou o primeiro tempo vaiada por seus torcedores.
Reação tímida na segunda etapa
Na volta do intervalo, o técnico Fábio Carille promoveu mudanças na equipe, tentando dar mais velocidade e criatividade ao setor ofensivo. As entradas de Guilherme e Pedrinho deram mais dinâmica ao time, mas a dificuldade em criar jogadas claras de gol persistiu.
O empate saiu aos 18 minutos da segunda etapa, após escanteio cobrado por Otero. O zagueiro Gil subiu mais alto que a defesa adversária e testou firme para o fundo das redes: 1 a 1.
Apesar do gol, o Santos não conseguiu manter a pressão. O Ceará recuou suas linhas e administrou bem o resultado, até ameaçando em alguns contra-ataques. No fim, vaias ecoaram novamente no Allianz, e o sentimento foi de frustração para os santistas.
Crise se agrava na Vila Belmiro
Com o empate, o Santos chega a dois pontos em cinco rodadas – são dois empates e três derrotas. A equipe tem o pior início de Série B de sua história e preocupa a torcida, que esperava uma campanha firme para retornar à elite do futebol brasileiro.
A pressão sobre Carille aumenta, assim como sobre a diretoria, que ainda não conseguiu encontrar soluções para os problemas técnicos e psicológicos do elenco. O próximo compromisso do Peixe será contra o Ituano, fora de casa, em duelo direto na parte de baixo da tabela.
Ceará soma ponto importante
Do outro lado, o Ceará soma um ponto fora de casa e segue tentando se firmar entre os primeiros colocados. Com 8 pontos, o Vozão figura no meio da tabela, ainda invicto sob o comando de Vagner Mancini. O time cearense volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Avaí no Castelão.